A relação terapêutica na Gestalt Terapia

A Gestalt Terapia acredita que as pessoas se relacionam com o meio em que vive o tempo todo, e a todo momento se transformam a partir dessas relações. Isto é, nós afetamos e somos afetados pelo outro, pelo meio, e assim vivemos em constante atualização. Eu vivo, tenho uma experiência, faço contato, me atualizo… cresço, me transformo.

E na relação terapêutica não seria diferente. Existe aqui uma troca, o terapeuta devolve ao cliente o que ele observa, ou até mesmo como se sente sobre o que o cliente conta, e convida o cliente a se perceber, a prestar atenção na sua forma, em como se sente naquele momento, e assim o cliente pode perceber o quão congruente ele é ou não nas situações em que vive.

O Gestalt terapeuta acredita que as pessoas têm dentro delas potência e habilidades para solucionar os seus próprios problemas, mas quando elas chegam no consultório, em geral estão paralisadas ou precisando de ajuda. Então eu ajudo o meu cliente a olhar mais claramente como é a situação em que se encontra, que parcela de responsabilidade ele pode ter para que as coisas aconteçam de determinada forma, e que possibilidades ou soluções podem ser vislumbradas para enfrentar ou superar algum problema.

E acompanhando seu processo, o cliente vai se apropriando de quem ele é, e construindo de forma consciente o seu próprio caminho, se autogerindo, se autorregulando. 


Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Fale comigo pelo WhatsApp
Olá! É bom ter você por aqui. Me diga como posso te ajudar e em breve retornarei seu contato. Seja bem vindo!