-
Qual a sua responsabilidade naquilo que você se queixa?
Pessoas reclamam da vida desorganizada, das escolhas erradas, dos seus sofrimentos, e geralmente acabam colocando a culpa em alguém ou alguma coisa. Mas qual a sua responsabilidade nas coisas que acontecem com você? Vamos refletir um pouco sobre suas escolhas? É cômodo, fácil, e quase que automático, colocar a culpa nos outros em vez de admitir…
-
Os benefícios da Psicoterapia
Vivemos muitas coisas no nosso dia-a-dia, temos que responder a muitos problemas, lidar com conflitos externos, conflitos internos, temos que lidar com nossas emoções… e em geral, vivemos dificuldades em se relacionar com algo ou alguém. E quando o assunto é saúde, qualidade de vida e bem estar, eu acredito que a prevenção nos pouparia…
-
Evitar conflitos não é característica de relacionamento saudável, e sim sintoma de uma convivência disfuncional.
Ser uma pessoa boazinha não te protege de situações incômodas, e pode até te colocar em furada, pois é possível que outras pessoas acabem se aproveitando de você, que está sempre disposta a agradar. E pode ser que você nem perceba quando está sendo explorada. E o que pode estar por trás disso? Baixa auto-estima? Algum medo?…
-
Transformando reclamações em pedido
Princípios da CNV (Comunicação Não Violenta) 1. Observe o que está acontecendo de fato. Apenas observe, não acuse, não julgue nem faça juízo de valor neste momento, pois assim as pessoas tendem a receber como crítica. 2. Identifique o que você está sentindo com relação ao que você está observando. Dê um nome ao seu sentimento. Ex.: frustração, tristeza,…
-
A relação terapêutica na Gestalt Terapia
A Gestalt Terapia acredita que as pessoas se relacionam com o meio em que vive o tempo todo, e a todo momento se transformam a partir dessas relações. Isto é, nós afetamos e somos afetados pelo outro, pelo meio, e assim vivemos em constante atualização. Eu vivo, tenho uma experiência, faço contato, me atualizo… cresço,…
-
Um pouquinho do que é a Gestalt Terapia…
A Gestalt Terapia é uma abordagem que enfatiza o momento presente, aqui-agora. Sim, mas isso não quer dizer que ignoramos passado e futuro. Ao contrário, ambos fazem sentido e vêm à tona quando se presentificam, quando entranhados em nós, afetam quem nós somos e como nos comportamos hoje. Um dos objetivos do processo terapêutico é…